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Como participar do Great American Smokeout

Como participar do Great American SmokeoutEducação saudável

A maioria dos fumantes adultos deseja parar. És um deles?

Nesse caso, é o Great American Smokeout, um dia dedicado a abandonar o cigarro para sempre. Afinal, uma vida sem fumo é uma vida mais saudável. Mesmo que você já tenha tentado parar de fumar antes, pode fazer outra tentativa.



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Agora é sempre a hora certa para tentar novamente, diz o psicólogo comportamental Bryan Heckman, Ph.D., professor associado e diretor fundador do Centro para o Estudo dos Determinantes Sociais da Saúde do Meharry Medical College.



Na verdade, este ano, em face da pandemia de COVID, parar de fumar pode ser uma das melhores coisas que você fará para melhorar sua saúde.

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O que é o Great American Smokeout?

Todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro, a American Cancer Society (ACS) realiza o Great American Smokeout para incentivar e apoiar as pessoas no objetivo comum de largar o vício. É uma tradição que ajudou os fumantes a parar de fumar por mais de 40 anos.

O que agora é o Great American Smokeout começou em 1970 em Randolph, Massachusetts, quando as pessoas pararam de fumar por um dia e doaram os custos de seus cigarros para um fundo de bolsa de estudos de uma escola secundária local.

Alguns anos depois, quase 1 milhão de pessoas na Califórnia pararam de fumar em 18 de novembro de 1976, no que é geralmente considerado o primeiro Great American Smokeout, com o incentivo da Divisão da Califórnia da American Cancer Society. No ano seguinte, tornou-se um evento de abrangência nacional.



Hoje, o Smokeout é um evento anual - que inspira muitas pessoas.

Esses tipos de eventos podem desencadear uma tentativa não planejada de parar ou servir como um apelo à ação para aqueles que estavam pensando em parar, observa Heckman. O elemento social também é importante a ser considerado, pois esses eventos podem promover tentativas de abandono do grupo ou outras formas de suporte social.

Estatísticas de tabagismo

Quando você fuma, suas doenças cardíacas e o risco de câncer aumentam. Na verdade, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alertam que os fumantes têm 15 a 30 vezes mais probabilidade de desenvolver ou morrer de câncer de pulmão do que os não fumantes.



Fumar é o maior causa evitável de doença e morte no mundo , de acordo com a American Cancer Society (cancer.org). Na verdade, fumar causa mais de 480.000 mortes, ou 1 em cada 5 mortes, todos os anos. E outros 16 milhões de pessoas nos EUA vivem com uma doença associada ao fumo.

Mas há boas notícias. As taxas de tabagismo diminuíram nos últimos anos, pois a maioria das pessoas conhece os perigos do fumo e realmente deseja parar. Mas, apesar dos benefícios de parar, é difícil abandonar a nicotina, como você deve saber, se já tentou sem sucesso parar antes. Você não está sozinho. De acordo com um Relatório de 2017 do CDC , metade de todos os fumantes nos Estados Unidos tentou parar em 2015. Mas apenas cerca de 1 em cada 10 teve sucesso.



Na verdade, o número médio de tentativas de parar de fumar que um fumante faz antes de finalmente parar definitivamente varia de 8 a 12, com algumas pesquisas sugerindo que pode levar até 30 tentativas para algumas pessoas.

Como participar do Great American Smokeout

Você não precisa se registrar com antecedência para participar do Great American Smokeout. Você só precisa fazer deste o seu primeiro dia sem tabaco.



Mas definitivamente ajuda começar a pensar nisso com antecedência.

Se você está pensando em parar de fumar, eu recomendo fortemente que você marque uma consulta com seu médico para ajudar a desenvolver um plano que funcione melhor para você, diz Rachael Hiday, Pharm.D., Farmacêutica clínica da Indiana University Health. Seu provedor de serviços de saúde explicará diferentes métodos, ajudará você a criar um cronograma para parar de fumar e pode recomendar qualquer um dos terapia de reposição de nicotina sem receita —Como Nicorette — ou uma receita para ajudá-lo no processo.



Você tem um plano para parar de fumar?

Decidir que você deseja parar de fumar é um passo muito importante - talvez o mais importante. Mas você tem que seguir em frente. É por isso que ter um plano é fundamental.

Essas etapas podem ajudá-lo:

Escolha uma data para parar. Como a American Cancer Society gosta de lembrar às pessoas, comece com o primeiro dia. Escolha uma data e torne-a sua data de término. Se a terceira quinta-feira de novembro não funcionar para você, escolha outra data que funcione.

Liste suas razões para não fumar. Ter uma lista pode encorajá-lo quando sua decisão pode falhar. Sua lista pode incluir razões como economizar dinheiro, melhorar sua saúde, dar um bom exemplo para os outros e melhorar sua aparência e cheirar melhor.

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Planeje como lidar com os desejos. Não espere até que o desejo de fumar o atinja - o que acontecerá - para chegar a uma estratégia para frustrar o desejo. Sua estratégia pode incluir beber um copo d'água ou mastigar cenoura ou talos de aipo quando sentir vontade, diz o pneumologista Norman Edelman, MD, professor de medicina interna e membro principal do Programa de Saúde Pública da Stony Brook University. Ou você pode dar uma caminhada ou fazer exercícios de respiração profunda. Distraia-se e mantenha-se ocupado para evitar pensamentos sobre fumar.

Conte com o apoio de seus entes queridos. Esta não é uma tarefa fácil, então você precisa estar cercado por pessoas que irão apoiá-lo e não sabotar seus esforços para desistir. Eles podem ajudá-lo a afastar os desejos e evitar os gatilhos que podem enfraquecer sua determinação. Além disso, peça a qualquer pessoa em seu círculo que ainda fuma para não fumar perto de você.

Jogue os cigarros fora. Jogue os cigarros, isqueiros e cinzeiros no lixo, o que deve eliminar uma grande barreira para parar de fumar.

Se você não conseguir, tente, tente novamente. Você pode precisar de sete, oito ou nove tentativas para parar de uma vez por todas. E, para algumas pessoas, podem ser necessárias ainda mais tentativas. Mas não deixe que alguns esforços fracassados ​​o impeçam de tentar novamente. É como andar a cavalo, diz o Dr. Edelman. Se você cair, deve ser encorajado a voltar imediatamente.

Considere tentar um medicamento para ajudar

Um elemento do seu plano para parar de fumar pode ser um medicamento para parar de fumar (SCM) ou um substituto de nicotina para ajudá-lo.

Na verdade, alguns estudos sugerem que medicamentos ou ajudas para parar de fumar podem aumentar suas chances de sucesso. Um estudo de 2017 no American Journal of Preventive Medicine descobriram que mudar para um medicamento diferente para parar de fumar depois de uma tentativa malsucedida de parar pode dar a você uma chance melhor de sucesso na próxima vez. Além disso, a literatura mostra que medicamentos prescritos como Chantix ou Zyban em combinação com produtos de reposição de nicotina são superiores a uma única terapia para ajudar a parar de fumar.

Suas opções para produtos de reposição de nicotina que foram aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA incluir:

  • Adesivo transdérmico de nicotina
  • Goma de nicotina
  • Inalador de nicotina
  • Pastilhas de nicotina
  • Spray nasal de nicotina

O FDA também aprovou dois medicamentos prescritos sem nicotina para ajudar os fumantes a parar de fumar:

  • Chantix (tartarato de vareniclina)
  • Zyban (cloridrato de buproprion) , que contém o mesmo ingrediente ativo do antidepressivo Wellbutrin .

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É especialmente importante discutir essas opções com seu médico com antecedência se você planeja usar qualquer uma delas para ajudá-lo. O adesivo é talvez o meio mais popular para parar de fumar, mas suas preferências e necessidades podem variar. Ou você pode preferir um medicamento a um substituto de nicotina. Seja qual for sua escolha, seu provedor de serviços de saúde pode ajudar!