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Você pode tomar beta-bloqueadores e fazer exercícios?

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A pressão arterial elevada (também chamada de hipertensão) é conhecida como o assassino silencioso. De acordo com Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) , quase metade dos adultos nos EUA tem a doença. Ainda assim, muitos não estão cientes disso porque não há sintomas aparentes até que um ataque cardíaco ou derrame aconteça.

Bloqueadores beta , também chamados de agentes bloqueadores beta-adrenérgicos, são medicamentos amplamente prescritos para diminuir pressão alta e prevenir doenças cardíacas. Embora os exercícios possam baixar a pressão arterial, o esforço excessivo pode ser perigoso. Este guia ajudará as pessoas com hipertensão a aprender como misturar com segurança betabloqueadores e exercícios.



Como funcionam os bloqueadores beta?

Os bloqueadores beta bloqueiam os efeitos dos hormônios epinefrina (também conhecido como adrenalina) e norepinefrina. Os beta-bloqueadores diminuem os batimentos cardíacos e fazem com que bata com menos força, o que reduz a pressão arterial. Eles também ajudam a abrir veias e artérias para aumentar o fluxo sanguíneo.



Existem diferentes tipos de bloqueadores beta; alguns afetam principalmente o coração, enquanto outros afetam o coração e os vasos sanguíneos. Você e seu médico trabalharão juntos para escolher o beta bloqueador certo para sua condição. Exemplos de beta bloqueadores orais incluem:

  • Bystolic (nebivolol)
  • Corgard (nadolol)
  • Inderal, Innopran XL (propranolol)
  • Lopressor, Toprol XL (metoprolol)
  • Sectral (acebutolol)
  • Tenormin (atenolol)
  • Zebeta (bisoprolol)

A menos que outras prescrições como diuréticos (que tratam hipertensão e doenças cardíacas) sejam ineficazes, os betabloqueadores não são tipicamente um tratamento de primeira linha para pessoas que tem pressão alta. HOs profissionais de saúde prescrevem esses medicamentos para prevenir e tratar a hipertensão juntamente com:



  • Ritmo cardíaco irregular (arritmia)
  • Insuficiência cardíaca
  • Dor no peito (angina)
  • Doença arterial coronária
  • Ataques cardíacos
  • Prevenção da enxaqueca
  • Alguns tipos de tremores

BOs bloqueadores eta aliviam sintomas como dor no peito, sudorese e tremores, tornando-os exclusivos para outros medicamentos para hipertensão.

Efeitos colaterais dos beta-bloqueadores

Infelizmente, eles podem não funcionar tão bem para pessoas negras e adultos mais velhos, especialmente quando tomados sem outros medicamentos para pressão arterial. Certos bloqueadores beta podem desencadear um ataque de asma em pessoas com asma grave e podem mascarar os sintomas de hipoglicemia em pessoas com diabetes.

Os efeitos colaterais gerais dos beta-bloqueadores incluem:



  • Mãos ou pés frios
  • Fadiga
  • Ganho de peso

Algumas pessoas também podem sentir efeitos colaterais menos comuns, como:

  • Depressão
  • Falta de ar
  • Dificuldade em dormir

Freqüentemente, os profissionais de saúde prescrevem betabloqueadores junto com um ou mais medicamentos adicionais para reduzir a pressão arterial.

Os beta-bloqueadores afetam o exercício?

Betabloqueadores e exercícios podem ser úteis para diminuir níveis de pressão arterial . Se você tem pressão alta, seu médico pode recomendar exercícios físicos mais como uma forma de ajudar a baixá-la naturalmente. É seguro fazer exercícios se você tiver que tomar medicamentos? Como a maioria dos betabloqueadores diminui a pressão arterial e diminui a frequência cardíaca e o débito cardíaco (a quantidade de sangue que o coração bombeia em um minuto), eles podem afetar seus objetivos de exercício.



Se o efeito é significativo o suficiente para limitar o exercício é geralmente específico do paciente,diz Joanna Lewis, Pharm.D., fundadora da O Guia do Farmacêutico . Muitos estudos têm mostrado que as pessoas podem se exercitar normalmente, mas isso realmente depende do estado atlético do indivíduo.

Seu médico pode recomendar um teste de esforço, que verifica o fluxo sanguíneo do coração durante o exercício e mede a força do coração para bombear beta-bloqueadores. Eles podem então usar essas informações para descobrir sua meta de freqüência cardíaca.



Os especialistas também sugerem o Escala de borg (Classificação de Borg de Percepção de Esforço, ou RPE) como uma maneira simples de medir o quão duro alguém está se exercitando. A escala corresponde ao quão duro você sente que está trabalhando (nem um pouco muito, muito duro) com números de seis a 20. Quanto maior o número, mais você está trabalhando. Em seguida, multiplique o número por 10 para obter uma estimativa aproximada da freqüência cardíaca. Pessoas que tomam beta bloqueadores correm o risco de não perceber quando estão se exercitando muito; eles podem usar a escala para evitar esforço excessivo.

Normalmente, se você está fazendo um exercício aeróbico, deve ser capaz de falar, mas não cantar. Se você não consegue falar, provavelmente está pressionando um pouco demais, diz Jessalyn Adam, MD, médica do esporte em Mercy Medical Center . Na minha linha de trabalho, geralmente é isso que leva as pessoas ao meu escritório - fazendo muito rápido demais. Certifique-se de que você está lento e constante, construindo gradualmente e não se esforçando muito.



Se você sentir vertigens, tonturas, dor no peito, fadiga ou dificuldade para respirar, isso pode significar uma queda na frequência cardíaca ou na pressão arterial e pode ser necessário consultar um médico. Eles podem prescrever um bloqueador beta diferente ou medicamento que tenha menos impacto na frequência cardíaca.

Os bloqueadores beta também podem interagir com outros medicamentos e suplementos. Os medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, como os nitratos, devem ser usados ​​com cautela ao tomar um beta-bloqueador. E, embora os suplementos sejam promovidos como naturais, eles ainda podem representar um risco.



Hawthorn é um fitoterápico que deve ser evitado ao tomar beta-bloqueadores, diz o Dr. Lewis. Qualquer suplemento deve ser administrado por seu profissional de saúde, pois você não deseja nenhuma interação com seu medicamento para o coração.

Pessoas com diabetes que também tomam um betabloqueador também podem ser menos sensíveis aos sintomas de hipoglicemia ou a uma queda no nível de açúcar no sangue (glicose), a principal fonte de energia do corpo.

Como ficar em forma enquanto toma beta bloqueadores

As pessoas que tomam beta-bloqueadores ainda podem fazer exercícios regularmente e ver os benefícios cardiovasculares do exercício. Aqueles que buscam uma meta de freqüência cardíaca devem ter em mente que sua nova meta de freqüência cardíaca pode ser diferente durante o uso de um beta-bloqueador. Lewis diz que os betabloqueadores cardiosseletivos (comoatenolol, bisoprolol e metoprolol), que bloqueiam apenas os receptores beta nas células do coração, podem afetar menos o exercício do que o tipo não cardiosseletivo (como nadolol, carvedilol e propranolol).

Uma vez que os bloqueadores beta diminuem a frequência cardíaca para níveis enganosamente baixos, é importante evitar o esforço excessivo durante o exercício. Antes de iniciar um novo programa de exercícios, converse primeiro com seu médico. Seu médico pode lhe dizer qual deve ser sua frequência cardíaca alvo e criar um plano de exercícios personalizado.

O Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) tem algumas dicas gerais de exercícios para pessoas que não são ativas há algum tempo:

  • Encontre maneiras de se tornar ativo. Dê um passeio depois do jantar em vez de assistir à TV.
  • Crie uma rotina. Reserve um tempo todos os dias para atividades físicas.
  • Faça algo que você goste. Existem muitas maneiras de se manter fisicamente ativo - caminhando, andando de bicicleta, uma aula de ginástica. Encontrar uma atividade de que você goste em um momento em que é mais provável que você a cumpra é sua melhor aposta, seja no início da manhã ou depois do trabalho.
  • Faça parceria. Exercite-se com amigos ou familiares para manter um ao outro motivado e encorajado.
  • Comece devagar. Você pode ficar tentado a mergulhar em um novo plano de exercícios a toda velocidade, mas é melhor começar devagar e evoluir para atividades mais extenuantes. O CDC recomenda 150 minutos de atividade física por semana; divida o tempo em 25 minutos por dia.

E se você está se exercitando para ajudar a manter sua pressão arterial sob controle, lembre-se de que (mais a medicação) são apenas duas estratégias que funcionam. Os especialistas também sugerem comer uma dieta com baixo teor de sódio, limitar a ingestão de álcool, diminuir os níveis de estresse e parar de fumar.