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Estatísticas de estresse 2021: Quão comum é o estresse e quem é mais afetado?

Estatísticas de estresse 2021: Quão comum é o estresse e quem é mais afetado?Notícias

O que é estresse? | Quão comum é o estresse? | Custo do estresse | Prevenção de estresse | Tratando o estresse | FAQs | Recursos

Apesar de nossos melhores esforços, o estresse costuma fazer parte da vida, algo que muitas pessoas simplesmente aprenderam a tolerar. E embora seja incrivelmente comum nos Estados Unidos, entender o estresse e as causas do estresse pode torná-lo muito menos intimidante. Este guia oferece um mergulho profundo nas estatísticas de estresse, suas consequências em nossa saúde, prevenção e tratamentos.



O que é estresse?

O estresse não é tecnicamente uma doença, embora possa ter efeitos duradouros na saúde mental de um indivíduo. Em vez disso, é uma resposta. Especificamente, é uma das reações físicas, mentais e emocionais naturais do corpo a um estressor externo. Freqüentemente, a fonte de estresse está enraizada na mudança - uma grande mudança, um novo projeto, um casamento, etc. Mas também pode resultar do ambiente de uma pessoa, como um chefe agressivo ou uma conversa tensa.



Quando o corpo enfrenta uma ameaça percebida, os níveis de estresse aumentam e hormônios como cortisol, epinefrina e norepinefrina são liberados para aumentar o estado de alerta, tensionar os músculos e elevar a pressão arterial. Esta é a resposta evolutiva de luta ou fuga. Mas, na maioria dos casos, a causa do estresse não é um agressor físico, então pode resultar em dores de cabeça, tensão muscular estendida, falta de sono, indigestão e outros sintomas.

Em curtos períodos, o estresse pode realmente ajudar alguém a aumentar a produtividade ou manter o foco. Mas o estresse crônico pode contribuir para problemas de saúde como hipertensão, doenças cardíacas, distúrbios de ansiedade e distúrbios gastrointestinais.



Quão comum é o estresse?

Em suma, o estresse é extremamente comum. Raramente alguém consegue escapar completamente disso. Mas nos últimos anos, o estresse auto-relatado disparou. Dê uma olhada:

  • Mais de três quartos dos adultos relatam sintomas de estresse, incluindo dor de cabeça, cansaço ou problemas de sono. (American Psychological Association, 2019)
  • Oitenta por cento dos trabalhadores dos EUA afirmam que sofrem estresse no trabalho. (Instituto Americano de Stress)
  • Quase metade de todos os adultos norte-americanos (49%) afirmam que o estresse afetou negativamente seu comportamento (American Psychological Association, 2020)

Estatísticas de estresse em todo o mundo

  • Cerca de um terço das pessoas em todo o mundo relataram se sentir estressadas, preocupadas e / ou com raiva em 2019 (Gallup)
  • Aproximadamente 284 milhões de pessoas em todo o mundo têm um transtorno de ansiedade (Our World in Data, 2017)
  • As nações mais estressadas, com base na porcentagem da população que relatou ter passado por muito estresse ontem, são:
    • Grécia (59%)
    • Filipinas (58%)
    • Tanzânia (57%)
    • Albânia (55%)
    • Irã (55%)
    • Sri Lanka (55%)
    • Estados Unidos da América (55%)
    • Uganda (53%)
    • Costa Rica (52%)
    • Ruanda (52%)
    • Turquia (52%)
    • Venezuela (52%)

(Gallup, 2018)

Estatísticas de estresse na América

  • Quase 1 em cada 5 adultos americanos afirma que sua saúde mental diminuiu desde o ano passado (American Psychological Association, 2020)
  • S. adultos pesquisados ​​em 2020 relataram que o aumento do estresse tem:
    • Afetou negativamente seu comportamento (49%)
    • Aumento da tensão em seus corpos (21%)
    • Fez com que eles explodissem de raiva (20%)
    • Causou mudanças inesperadas de humor (20%)

(American Psychological Association, 2020)



    • Sessenta e cinco por cento dos americanos pesquisados ​​disseram que a atual incerteza no país causa estresse (American Psychological Association, 2020)

Estatísticas de estresse por causa

Alguns dos estressores mais comuns nunca mudam, como dinheiro, trabalho e responsabilidades familiares. Mas 2020 viu uma série de novos contendores, incluindo a pandemia COVID-19, um clima político contencioso e muito mais.

  • Quase 8 em cada 10 americanos relataram que o coronavírus (COVID-19) lhes causou estresse (American Psychological Association, 2020)
  • Setenta e sete por cento dos adultos nos EUA relatam sentir-se estressados ​​com o futuro da nação, contra 66% em 2019 (American Psychological Association, 2020)
  • Em 2020, 63% dos adultos americanos disseram que a economia é uma fonte significativa de estresse, em comparação com 46% em 2019 (American Psychological Association, 2020)
  • Quase dois terços dos profissionais afirmam que seus níveis de estresse no trabalho no ano passado foram maiores do que há cinco anos (Korn Ferry, 2019)
  • Um estudo de 2017 mostrou que as principais causas de estresse na América foram:
    • Dinheiro (64%)
    • Trabalho (60%)
    • A economia (49%)
    • Responsabilidades familiares (47%)
    • Problemas de saúde pessoal (46%)

(American Psychological Association, 2017)

Estatísticas de estresse por idade

As gerações mais jovens estão experimentando um nível mais alto de estresse e ansiedade do que as mais velhas em 2020, especialmente nos Estados Unidos.



  • Quando solicitados a avaliar seu nível de estresse em dez, veja como os adultos dos EUA responderam por faixa etária:
    • Gen Z: 6.1
    • Millennials: 5,6
    • Gen X: 5.2
    • Baby Boomers: 4.0
    • Adultos mais velhos: 3,3

(American Psychological Association, 2020)

  • As taxas de frequência de saúde mental relacionada ao estresse em 2018 foram semelhantes entre os adultos jovens, mas os baby boomers e adultos mais velhos relataram mais estresse:
    • Millennials: 56%
    • Gen X: 45%
    • Baby Boomers: 70%
    • Adultos mais velhos: 74%

(American Psychological Association, 2018)



Estatísticas de estresse por sexo

O estresse não difere apenas entre as faixas etárias, mas também por sexo, e as mulheres têm maior probabilidade de apresentar níveis mais elevados.

  • As mulheres pesquisadas colocaram seus níveis de estresse em uma média de 5,1 em 10, enquanto os homens relataram uma média de 4,4 em 10 (American Psychological Association, 2016)
  • Quase um terço das mulheres (32%) relatou um aumento do estresse nos últimos cinco anos, em comparação com 25% dos homens (American Psychological Association, 2010)
  • Trinta e três por cento das mulheres casadas relataram ter passado por muito estresse no último mês, em comparação com 22% das mulheres solteiras (American Psychological Association)
  • Das mulheres pesquisadas, 49% relataram sentir estresse frequente, em comparação com 40% dos homens pesquisados ​​(Gallup, 2017)

Estresse e saúde geral

No momento, pode parecer que o estresse é um aborrecimento que vem e vai com certos eventos. Mas pode deixar uma impressão imediata e prolongada no bem-estar físico e mental de uma pessoa. O curto prazo sintomas físicos de estresse incluem dores de cabeça, tensão muscular, fadiga, frequência cardíaca elevada, dores de estômago e dificuldade para dormir. Os sintomas de saúde mental incluem irritabilidade, inquietação e falta de foco. No longo prazo, níveis consistentemente altos de estresse podem causar depressão, transtornos de ansiedade , problemas gastrointestinais, disfunção sexual e ganho de peso. O estresse prolongado foi até associado a doenças cardíacas.



  • Na população em geral, os adultos com estresse no trabalho ou na vida privada têm um risco 1,1 a 1,6 vezes maior de doença coronariana incidente e acidente vascular cerebral (Nature Reviews Cardiology, 2018)
  • Os participantes do estudo que tinham um alto nível de demandas psicológicas em seu trabalho tinham um risco duplo de depressão grave ou transtorno de ansiedade generalizada em comparação com aqueles com baixa demanda de trabalho (Psychol Med, 2008)
  • Setenta e sete por cento dos americanos disseram que experimentam regularmente sintomas físicos de estresse e 73% relataram ter sintomas psicológicos (American Psychological Association, 2017)
  • Quarenta e dois por cento dos americanos pesquisados ​​disseram que o estresse os fez perder o sono e 33% disseram que fez com que comessem demais no último mês (American Psychological Association, 2017)

O custo do estresse

  • Estima-se que o estresse do trabalho custe à indústria dos EUA mais de US $ 300 bilhões por ano em absenteísmo, rotatividade, produtividade diminuída e custos médicos, jurídicos e de seguro (The American Institute of Stress)
  • O estresse custa às empresas cerca de US $ 125 bilhões a US $ 190 bilhões em despesas adicionais com saúde por ano (Management Science, 2016)

Prevenção de estresse

Os problemas diários de saúde e os custos do estresse levaram os americanos a procurar maneiras de evitá-lo preventivamente. Nem sempre é possível evitar o estresse, mas existem algumas maneiras de pará-lo antes que comece. Muitas dessas técnicas resultam de uma mudança de mentalidade. Às vezes, o estresse pode ser causado por uma conversa interna negativa, uma perspectiva pessimista, perfeccionismo ou incapacidade de aceitar mudanças, diz Brian Wind, Ph.D., psicólogo clínico e diretor clínico da JourneyPure . Aprender como conter esses padrões de pensamento prejudiciais pode melhorar a capacidade de lidar com situações estressantes, resultando em menos estresse em geral.

Identificar fatores de estresse significativos também pode ajudar uma pessoa a lidar com eles quando eles surgirem ou evitá-los totalmente (se possível). O estresse pode ser causado por eventos externos, como dificuldades nos relacionamentos pessoais, dificuldades financeiras ou de trabalho, diz Wind, e embora nem sempre sejam evitáveis, são coisas para as quais uma pessoa pode se preparar mentalmente. E manter hábitos de vida positivos, como uma dieta saudável, uma programação de sono adequada e fazer amizades sociais, ele continua, pode ajudar a melhorar a resiliência e os relacionamentos.



Uma vez que o trabalho é o principal fator de estresse em todo o mundo, um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional também é uma peça essencial do quebra-cabeça. Muitas empresas estão reconhecendo o efeito prejudicial que o estresse pode ter sobre seus funcionários (e finanças) e, em resposta, estão implementando treinamentos de gerenciamento de estresse e iniciativas que incentivam uma experiência de trabalho bem equilibrada.

Tratando o estresse

Claro, o estresse é apenas uma parte da vida. Todo mundo experimenta isso em algum ponto ou outro. Mas a maneira como é gerenciado pode atenuar ou agravar. Por exemplo, o consumo excessivo de álcool, comer demais, fumar e gastar demais pode parecer benéfico no momento, mas pode ser prejudicial para a saúde física e mental de uma pessoa a longo prazo.

Quando se trata de técnicas positivas de gerenciamento de estresse, é importante manter estratégias de enfrentamento saudáveis, como ioga, meditação, diário ou hobbies, diz Wind. Reserve um tempo para si mesmo, mesmo que sinta que não o merece. Caminhar na natureza ou fazer exercícios também são ótimas maneiras de aliviar o estresse.

Alguns estudos mostraram que a meditação da atenção plena tem evidências moderadas para melhorar a ansiedade e a depressão, e outros mostraram que ioga pode reduzir o estresse , ansiedade, depressão e muito mais. Um estudo de 2020 também descobriram que passar pelo menos dez minutos ao ar livre pode ajudar a reduzir os efeitos mentais e físicos do estresse e um estudo de 2014 sobre exercícios regulares observou seu efeito positivo na resiliência emocional. Outras atividades potencialmente benéficas incluem ouvir música, brincar com um animal de estimação, rir e passar tempo com amigos.

Em certos casos, alguém pode procurar medicamentos e suplementos. Os médicos normalmente não prescrevem medicamentos para estresse leve e temporário. Mas o estresse e a ansiedade crônicos e graves podem justificar um medicamento prescrito como Xanax (alprazolam), Klonopin (clonazepam) ou Valium (diazepam). Esses medicamentos, que pertencem a uma classe de medicamentos chamada benzodiazepínicos, afetam certos neurotransmissores para produzir um efeito calmante no cérebro.

Para o estresse menor do dia a dia, algumas pessoas optam por suplementos dietéticos como chá verde, lavanda, magnésio, erva-cidreira e kava. Eles não são tão poderosos quanto os medicamentos, mas podem ajudar.

Stress FAQs

Quantas pessoas estão estressadas?

Cerca de 75% dos americanos relataram à American Psychological Association que experimentaram um sintoma físico ou mental de estresse no último mês.

Quem é mais afetado pelo estresse?

De acordo com o estudo 2020 da APA, Stress in America, a Geração Z está mais estressada do que a Geração Y, Geração X, Baby Boomers ou adultos mais velhos.

Que porcentagem de alunos do ensino médio estão estressados? Qual porcentagem de estudantes universitários está estressada?

Em um Pesquisa da Princeton Review 2015 , 50% dos alunos do ensino médio relataram sentir-se estressados. Em um Relatório AHCA 2018 , 63,4% dos estudantes universitários pesquisados ​​relataram sentir uma ansiedade avassaladora.

Quantas mortes são causadas por estresse?

Uma meta-análise mostraram que aproximadamente cinco milhões de mortes em todo o mundo são atribuídas a transtornos de humor e ansiedade a cada ano. Estresse também foi vinculado às cinco principais causas de morte na América: doenças cardíacas, câncer, doenças pulmonares, acidentes, cirrose e suicídio.

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