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Dieta gordurosa do fígado: 8 alimentos para comer - e 8 para evitar

Dieta gordurosa do fígado: 8 alimentos para comer - e 8 para evitarBem-estar As mudanças no estilo de vida que podem reverter a condição

A doença hepática gordurosa, como o próprio nome sugere, é uma condição médica causada pelo acúmulo de gordura no fígado. Existem dois tipos principais: induzido pelo álcool (causado pelo consumo excessivo de álcool) e não alcoólico (ocorre mesmo que você nunca tenha bebido). Cerca de 5% da população dos Estados Unidos tem doença hepática gordurosa alcoólica. E aproximadamente 100 milhões pessoas nos EUA têm doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD); é a doença hepática mais comum em crianças. A forma mais grave é chamada de esteatohepatite hepática gordurosa não alcoólica (NASH), que pode progredir para doenças mais graves, como cirrose e câncer de fígado. Independentemente do tipo que você tem, o melhor tratamento é uma mudança no estilo de vida - incluindo perder peso, evitar o álcool e comer uma dieta gordurosa do fígado - para reverter a doença hepática.





Como controlar o fígado gorduroso com dieta

Para combater a doença do fígado gorduroso, é essencial fazer mudanças estratégicas e duradouras em sua dieta, em vez de apenas evitar ou integrar alimentos aleatórios aqui e ali. A parte mais importante dessas mudanças é que devem ser sustentáveis, diz Aymin Delgado-Borrego , MD, gastroenterologista pediátrico e adulto jovem e especialista em saúde pública da Kidz Medical Services na Flórida. Geralmente, a melhor dieta para fígado gorduroso inclui:



  • Fibra adequada
  • Muitas frutas, vegetais e nozes
  • Grãos inteiros
  • Gorduras saturadas muito limitadas de produtos animais
  • Sal e açúcar muito limitados
  • Sem álcool

O American Liver Foundation recomenda restringir a ingestão de calorias e modelar seus hábitos alimentares após a dieta mediterrânea. O Dr. Delgado-Borrego diz que metade de qualquer prato de comida que você está comendo deve ser composto de frutas e vegetais, um quarto deve ser proteína e o outro quarto deve ser amido. Você sempre pode consultar os alimentos para comer e evitar, ou apenas lembrar estas duas regras principais para melhorar o fígado gordo:

  1. Opte por opções de baixo teor calórico e de estilo mediterrâneo. Coma muitos alimentos vegetais, grãos inteiros, azeite de oliva extra virgem e peixes - com aves, queijo e outros laticínios com moderação.
  2. Evite açúcares adicionados, carnes processadas e grãos refinados.

A melhor maneira de garantir uma resolução significativa ou mesmo a cura [doença do fígado gorduroso] é perder aproximadamente 7% -10% do peso corporal, explica Sanaa Arastu , MD, gastroenterologista certificado pela Austin Gastroenterologyno Texas.

8 alimentos para comer

Os especialistas recomendam estes alimentos em particular para um fígado saudável:

  1. Leite de amêndoa ou leite de vaca desnatado: O Dr. Delgado-Borrego diz que adultos e crianças com doença hepática gordurosa precisam prestar atenção ao consumo de cálcio.Há algumas evidências emergentes nos últimos dois anos de que a ingestão adequada de cálcio e vitamina D pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doença hepática gordurosa, ela explica e acrescenta que mais investigações são necessárias. Além disso, os pacientes com doença hepática avançada têm problemas devido a múltiplas complicações nutricionais e podem desenvolver osteopenia e osteoporose precoces. A doença hepática gordurosa não diminui necessariamente a absorção de cálcio. O cálcio é simplesmente importante para todos.Beba até três copos de qualquer um desses tipos de leite por dia.
  2. Café: Sem adição de açúcar ou creme, o café tem se mostrado uma das formas mais eficazes no momento de melhorar o fígado gorduroso.Parece que o café pode reduzir a permeabilidade do intestino, tornando mais difícil para as pessoas absorverem gorduras, explica o Dr. Delgado-Borrego. No entanto, isso ainda está sob investigação e a resposta a essa pergunta ainda não é completamente conhecida. No entanto, há evidências crescentes de que o café tem efeitos benéficos em ajudar a reduzir a doença do fígado gorduroso.Várias xícaras de café podem ser recomendadas, dependendo do paciente.
  3. Alimentos ricos em vitamina E, incluindo pimentão vermelho, espinafre, amendoim e nozes: O Dr. Delgado-Borrego recomenda esses tipos de alimentos, ricos em vitamina E, como benéficos para pessoas com fígado gorduroso. Embora sejam necessários mais estudos, 1 conclui que a vitamina mostra uma melhora modesta para pessoas que têm NAFLD ou NASH.
  4. Água: Os especialistas recomendaram manter esta bebida tanto quanto possível em vez de alternativas açucaradas e de alto teor calórico. A pessoa média, sem nenhuma condição médica que limite a ingestão de líquidos, deve beber entre 30 e 30 gramas de água para cada quilo de peso corporal diariamente para evitar a desidratação e seus efeitos negativos no fígado.
  5. Azeite: Certos óleos podem fornecer gorduras saudáveis, como azeite de oliva e óleo de abacate. Isso ajuda com a sensação de saciedade e reduz níveis de enzimas hepáticas . Outros tipos de óleo que são ricos em gorduras monoinsaturadas incluem gergelim, amendoim, girassol, canola e óleo de cártamo.
  6. Sementes de linho e chia : Estas são fontes vegetais de ácidos ômega-3. Nutricionista registrada Sandy Younan Brikho , MDA, RDN, recomenda esses ácidos para fígado gorduroso não-alcoólico e alcoólico, pois reduzem o conteúdo de gordura no fígado.
  7. Alho: Um estudo sugere que aumentar a ingestão de alho (especificamente através do alho em pó, mas outras formas também funcionam) em um período de 15 semanas levou à diminuição da massa gorda corporal em pessoas com NAFLD e também reduziu a gordura no fígado e evitou a progressão da doença.
  8. Sou: Algumas evidências sugerem que produtos de soja, como leite de soja ou tofu, podem melhorar o fígado gorduroso. Um estudo diz que a pesquisa mostrou melhorias no efeito metabólico em pessoas com NAFLD.

8 alimentos para evitar

Os alimentos a evitar são normalmente aqueles que podem elevar os níveis de açúcar no sangue ou levar ao ganho de peso, como:

  1. Sucos, refrigerantes e bebidas açucaradas: A Dra. Delgado-Borrego diz a seus pacientes para evitá-los, pois o inimigo do fígado são os açúcares e os carboidratos.
  2. Bebidas dietéticas de baixa caloria: O Dr. Delgado-Borrego diz que os substitutos do açúcar também podem causar mais danos ao fígado.
  3. Manteiga e ghee: Esses alimentos são ricos em gordura saturada, que Younan Brikho diz ter sido associada a alto triglicerídeos no fígado.
  4. Doces assados ​​e sobremesas (bolos, doces, tortas, sorvetes, bolos, etc.): Esses tipos de carboidratos açucarados são prejudiciais ao sucesso se você estiver tentando reverter a doença do fígado gorduroso.
  5. Bacon, salsicha, carnes curadas e carnes gordurosas: Eles são ricos em gorduras saturadas e, portanto, não são recomendados por nossos especialistas.
  6. Álcool: Isso não é recomendado por nossos especialistas se você tiver uma doença hepática gordurosa resultante do consumo excessivo de álcool, pois isso simplesmente levará a mais danos ao fígado. Para aqueles com NAFLD, não há problema em tomar uma bebida de vez em quando, como uma taça de vinho.
  7. Alimentos salgados: Alguma pesquisa sugeriu que a NAFLD é agravada pelo consumo de sal, por duas razões - normalmente acompanha alimentos com alto teor de gordura e calorias, como alguns outros nesta lista, e também pode resultar na desregulação do sistema renina-angiotensina, aumentando o risco de fígado gordo.
  8. Comidas fritas: Os alimentos fritos também costumam ser ricos em calorias, negando o conselho de especialistas para seguir uma dieta com mais restrição calórica.

Outras maneiras de reverter a doença do fígado gorduroso

Além de mudar a maneira como você se alimenta, essas modificações no estilo de vida podem ajudar a reverter a doença do fígado gorduroso.

1. Exercite-se mais

A perda de peso, a nutrição e outras práticas saudáveis ​​podem melhorar drasticamente a doença hepática e funcionam melhor quando você as implementa em conjunto. O Dr. Delgado-Borrego recomenda 60 minutos de atividade física por dia, mas incentiva as pessoas que acham isso intimidante a dividir as sessões em incrementos menores, como quatro caminhadas de 15 minutos. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA exige 150 minutos por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada e também recomenda o treinamento de força pelo menos duas vezes por semana.

2. Obtenha mais ZZZs

Embora o sono seja importante para todos, pode ser ainda mais importante para pessoas com doenças do fígado. Condições como a apnéia obstrutiva do sono são comuns e podem piorar a doença hepática, diminuindo o suprimento de oxigênio ao fígado, diz Delgado-Borrego. Pessoas com possíveis problemas de sono devem ser formalmente avaliadas para eles. The Sleep Foundation recomenda sete a nove horas por noite para adultos. Tente ir gradualmente para a cama alguns minutos mais cedo todas as noites, em vez de tentar alterar sua programação matinal, que pode ser mais difícil.

3. Discuta suplementos com seu médico

Todos os nossos especialistas recomendam consultar um médico antes de iniciar qualquer suplemento. Isso é especialmente verdadeiro para a vitamina E, um suplemento comumente usado para pessoas com problemas de fígado, porque tomar muito pode resultar em outras complicações de saúde, como problemas cardiovasculares. Os suplementos também devem ser usados ​​em conjunto com uma dieta saudável e mudanças no estilo de vida para eficácia máxima.

4. Experimente a medicação

Atualmente, não há medicamentos aprovados pela FDA para doença hepática gordurosa, de acordo com Harvard Health . O tratamento mais eficaz é Pioglitazona (comumente usado para tratar diabetes), às vezes usado off label para problemas de fígado.

Com persistência e consistência, o fígado gorduroso pode ser revertido e até curado. O período de tempo geralmente depende de quanto tempo leva para um paciente perder peso com segurança, se necessário. Também depende de como eles são consistentes com as mudanças na dieta e nos exercícios. Considere também as mudanças no estilo de vida que reduzem o estresse, como um estudo sugeriu que o estresse celular no cérebro contribui para o fígado gorduroso.