Principal >> Educação Saudável >> É seguro tomar analgésicos de venda livre com álcool?

É seguro tomar analgésicos de venda livre com álcool?

É seguro tomar analgésicos de venda livre com álcool?Educação para a saúde A confusão

Você já tomou um analgésico de venda livre (como Tylenol , Advil , ou Aleve ) depois de uma noite bebendo para evitar ou tratar uma dor de cabeça induzida pelo álcool? Você pode querer reconsiderar essa prática. Caso contrário, você pode enfrentar efeitos colaterais muito mais sérios do que a ressaca típica - problemas como úlceras, sangramento no estômago, danos ao fígado, aos rins e muito mais - ao misturar analgésicos e álcool.

As pessoas precisam estar cientes de que o álcool é uma droga, diz Anna Lembke, MD , diretor de medicina anti-dependência da Escola de Medicina da Universidade de Stanford em Palo Alto, Califórnia. E o uso de álcool em combinação com outras drogas, incluindo analgésicos OTC, pode exacerbar os efeitos colaterais ou levar a interações medicamentosas.



Tylenol e álcool

O paracetamol (mais conhecido pela marca Tylenol), por exemplo, é bem conhecido por seu potencial de causar danos ao fígado. O álcool também. E, o risco de danos aumenta quando os dois são misturados, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA).



Álcool e Tylenol combinados sobrecarregam o fígado - e a combinação pode ser cumulativa e sinérgica, de uma maneira ruim, ao longo do tempo, diz o Dr. Lembke.

Ibuprofeno e álcool

Os antiinflamatórios não esteróides (AINE), como o ibuprofeno e naproxeno, não são melhores, diz Heather Free, Pharm.D., Farmacêutica em Columbus, Ohio, e porta-voz da American Pharmacists Association . Tomar ibuprofeno e outros AINEs isoladamente pode causar danos ao estômago e aumentar as chances de sangramento gastrointestinal e / ou úlcera. A combinação de ibuprofeno e álcool amplifica o perigo, diz ela. Além disso, se você já está em risco de ter problemas renais (devido a diabetes ou história familiar de doença renal), beber álcool enquanto estiver tomando ibuprofeno é ainda mais precário.



melhor hora do dia para dar prozac para cachorro

Gráfico que ilustra os riscos de misturar álcool e medicamentos

É seguro misturar analgésicos e álcool?

Então, tudo isso significa que você nunca deve tomar analgésicos para dor de cabeça depois de beber um ou dois drinques? Não exatamente. Os problemas ocorrem quando o álcool é consumido regularmente com analgésicos, explica o Dr. Lembke. Se for uma pequena quantidade de álcool e [você estiver] tomando o analgésico conforme indicado no frasco, geralmente não é um problema, diz ela. Portanto, uma quantidade moderada de álcool e a dose recomendada de analgésicos devem ser seguras de vez em quando, contanto que você não esteja tomando outros medicamentos que pode interagir com o álcool.

Que analgésico posso Eu tomo com álcool?

Em outras palavras, é bastante seguro tomar ocasionalmente uma dose baixa de ibuprofeno, paracetamol ou naproxeno se você tiver ingerido uma pequena quantidade de álcool. No entanto, devido ao potencial de consequências de longo prazo, ainda é prudente evitar misturar analgésicos com álcool, os drs. Lembke e Free enfatizam.



O uso repetido apenas fará progredir o dano, tornando difícil para o corpo se recuperar, diz o Dr. Free. Em vez disso, ela recomenda reidratar o corpo com água e muitos eletrólitos como opções de tratamento para a ressaca. E o Dr. Lembke diz que é melhor evitar beber a ponto de precisar totalmente de um analgésico.

RELACIONADO: 14 curas para ressaca que funcionam

posso tomar ibuprofeno e paracetamol?

Se você está bebendo tanto que está de ressaca, pode dar uma olhada em seus hábitos de beber, diz ela. Porque se você já teve o suficiente para ter uma ressaca, você já bebeu demais.



A regra geral para o consumo seguro de álcool, diz ela, é não mais do que sete doses por semana e definitivamente não mais do que três doses em qualquer ocasião. Qualquer coisa acima disso é considerada uma bebida de risco e está associada a todos os tipos de resultados adversos à saúde, diz ela.

E embora a Dra. Lembke diga que seria muito surpreendente a ocorrência de uma emergência médica relacionada se você estiver seguindo essas diretrizes e não tiver nenhum outro fator de risco, ela também recomenda que as pessoas procurem um médico imediatamente para detectar efeitos colaterais graves, como abdominais. ou dor de estômago, alteração da consciência ou icterícia. Todos são sinais de uma lesão relacionada ao álcool ou de uma interação droga-droga potencialmente perigosa.