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O diabetes causa ou previne a perda de peso?

O diabetes causa ou previne a perda de peso?Bem estar

Na maioria dos casos, a perda de peso está no topo da lista de maneiras de prevenir e controlar o diabetes. A perda de peso melhora a saúde cardiovascular, reduz o risco de hipertensão, mantém os níveis de glicose no sangue, reduz a resistência à insulina e muito mais. Mas, ocasionalmente, principalmente em casos de diabetes tipo 1, a perda de peso pode ser inesperada, anormal e motivo de preocupação. Felizmente, saber como o diabetes pode causar perda de peso, o que procurar e quando consultar um médico pode ajudar muito no controle da doença e na manutenção da saúde.

O diabetes pode causar perda de peso?

Sim pode. Diabetes mellitus reduz a produção do corpo e / ou sua resposta à insulina - um hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue, ajudando o corpo a converter glicose em energia. Se as células não puderem criar ou usar insulina suficiente para realizar essa conversão, elas podem pensar que o corpo está morrendo de fome e começar a consumir músculos e gordura corporal para obter energia, causando quedas repentinas de peso. Na maioria das vezes, isso ocorre em casos de diabetes tipo 1, embora o diabetes tipo 2 também possa causar perda de peso inexplicável.



Qualquer pessoa que não esteja fazendo um esforço concentrado para perder peso, mas ainda veja quedas consistentes ao subir na balança, deve tomar nota. Esse tipo de perda de peso inexplicável pode ser um sinal de diabetes não diagnosticado. Também pode resultar de uma série de outras condições, incluindo problemas de tireóide, doença celíaca, doença de Crohn, câncer e muito mais. A única maneira de saber com certeza é visitar um profissional de saúde.



Estudos têm mostrado que certos medicamentos para diabetes, como metformina , também pode causar e ajudar a manter a perda de peso ao longo de vários anos. Outros medicamentos para diabetes que podem diminuir o apetite e causar perda de peso incluem Byetta e Victoza.

Quando consultar um profissional de saúde

Às vezes, o peso corporal pode flutuar naturalmente, então, quando alguém deveria se preocupar? O consenso geral é que uma redução não intencional de 5% ou mais no peso corporal em um período de seis a 12 meses é anormal.



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A perda súbita de peso pode ser um sinal de aumento ou descontrole dos níveis de glicose no sangue, diz Lisa Moskovitz, RD, CEO da NY Nutrition Group . Independentemente de você estar perdendo peso intencionalmente ou não, qualquer perda de mais de um a três libras por semana deve ser relatada ao seu médico.

Por outro lado, a obesidade é um fator de risco significativo para diabetes tipo 2. Pessoas com índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais frequentemente apresentam um nível mais alto de resistência à insulina, podendo levar ao diabetes tipo 2. Nem todo caso de obesidade leva ao diabetes, mas certamente aumenta as chances de desenvolvê-lo. Além disso, a obesidade pode exacerbar os sintomas do diabetes para qualquer pessoa que já a tenha.

Por esse motivo, profissionais de saúde e nutricionistas costumam desenvolver dietas ou programas de perda de peso para pacientes com diabetes ou pré-diabetes. Esses programas geralmente incluem planos de refeições e rotinas de atividade física que ajudam os pacientes a atingir e manter um peso saudável, reduzindo o risco ou a gravidade do diabetes tipo 2. Normalmente, isso envolve a análise dos hábitos alimentares e de exercícios atuais do paciente e, em seguida, o estabelecimento de mudanças práticas no estilo de vida que ajudarão a atingir os objetivos pessoais de perda de peso



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Mesmo que as pessoas com diabetes possam experimentar perda de peso repentina e inexplicável, este não é o resultado mais comum. Ocorre principalmente em casos de diabetes tipo 1, que compreendem apenas 5% a 10% de todos os casos de diabetes. Mais frequentemente, é o oposto - perder peso é uma luta. A resistência à insulina leva a níveis mais elevados de insulina, o que pode aumentar a fome e a alimentação excessiva. E durante a terapia com insulina, o corpo armazena mais glicose na forma de gordura. Ambas as situações podem levar ao ganho de peso ou, pelo menos, mais dificuldade com o controle do peso.

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Embora não haja cura para o diabetes tipo 2, a perda de peso sustentada por meio de dieta e atividade física pode revertê-lo (o verdadeiro resultar de peso necessário varia). Isso não significa que o diabetes acabou para sempre. Significa simplesmente que a doença está em remissão e o paciente está mantendo níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue , mas os sintomas sempre podem retornar.



A maior questão é: qual é a maneira melhor e mais segura de perder peso se você tem diabetes? Existem muitas dietas da moda que não são saudáveis. Claro, consumir nada além de suco de cenoura por uma semana provavelmente ajudará a perder peso, mas provavelmente não é a opção mais saudável a longo prazo. Muitas vezes é melhor comer uma dieta personalizada e completa, administrar as porções e fazer exercícios regularmente. Aqui estão algumas opções de perda de peso para diabetes que podem ser mais eficazes:

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  1. Dietas de baixa caloria: Esta é uma abordagem de perda de peso testada pelo tempo. Um déficit calórico dia após dia levará à perda de peso. Normalmente, isso limita a ingestão calórica de 1.200 a 1.600 por dia para homens e 1.000 a 1.200 por dia para mulheres. Mas também se trata de comer as calorias certas - uma dieta balanceada com vegetais, frutas, proteínas e carboidratos suficientes. Um estudo do Reino Unido mostraram que 45,6% das pessoas com diabetes tipo 2 que participaram de um programa de controle de peso de baixa caloria atingiram a remissão em um ano.
  2. Dietas de muito baixas calorias (VLCDs): Os VLCDs são uma tendência mais recente, restringindo o paciente a menos de 800 calorias por dia. É difícil, mas em um estudo de 2019 , os pacientes com diabetes com menos de 600 calorias por dia VLCD apresentaram melhora rápida no controle glicêmico em apenas duas semanas, e 79% alcançaram remissão em oito a 12 semanas.
  3. Evitando certos alimentos: Especificamente, os profissionais de saúde podem recomendar a redução drástica ou o corte de grãos processados, laticínios integrais, alimentos ricos em gorduras saturadas ou trans e alimentos com adição de açúcar ou adoçantes. Esses alimentos podem causar picos de açúcar no sangue e aumentar a ingestão de gordura.
  4. O controle da parcela: Este é bastante autoexplicativo. Comer em excesso pode levar ao ganho de peso, o que é prejudicial para o tratamento do diabetes. Para ajudar a manter os pacientes sob controle, os nutricionistas costumam criar um plano de refeições balanceadas para reduzir a ingestão de açúcar e gordura e, ao mesmo tempo, ensinar hábitos alimentares saudáveis.
  5. Exercício regular: O exercício pode reduzir o açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina por até 24 horas após o treino. No entanto, isso depende da intensidade e duração do treino, de acordo com o American Diabetes Association (ADA) . Os profissionais de saúde podem criar uma rotina de exercícios para combinar com o plano de refeições do paciente ao tratar diabetes.

Dito isso, o diabetes pode causar estragos no relacionamento com a comida, diz Moskovitz. Não é incomum desenvolver padrões alimentares desordenados ou mesmo transtornos alimentares após o diagnóstico . Por esse motivo, uma abordagem personalizada, flexível e inclusiva que se adapte às necessidades e estilo de vida do indivíduo é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Moskovitz recomenda uma dieta de baixo índice glicêmico com muitos alimentos vegetais e ricos em fibras, proteínas magras e gorduras antiinflamatórias, [que] é o melhor tratamento para regular a hemoglobina A1C , a média de açúcar no sangue ao longo de três meses. Ela aconselha que as pessoas com diabetes devem consumir álcool e cafeína com moderação (já que ambos podem afetar os níveis de açúcar no sangue) e fazer refeições ou lanches balanceados que consistam em fibras, proteínas e gordura a cada três a cinco horas ao longo do dia.



E as dietas com baixo teor de carboidratos?

As dietas com baixo teor de carboidratos e sem carboidratos têm estado em alta nos últimos anos. Milhares de pessoas aderiram (e às vezes desistiram) da Dieta Atkins e dieta ceto bandwagons. Algumas pessoas juram por eles, embora certos estudos mostraram os riscos de longo prazo de cortar um macronutriente inteiro.

Quando se trata de diabetes, a contagem de carboidratos também pode tornar a perda de peso mais fácil e eficaz, diz Moskovitz. Mas embora a contagem de carboidratos muitas vezes seja útil, eliminar os carboidratos nem sempre é a melhor opção a longo prazo. É mais sobre comer o certo tipo de carboidratos nas quantidades certas. Carboidratos refinados e enriquecidos como pão branco, assados ​​e açúcares podem causar picos rápidos na glicose no sangue. Carboidratos complexos e fibras de grãos inteiros, frutas e vegetais demoram mais para se decompor, evitando um pico.